quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Justiça Federal exige explicação sobre sigilo de 100 anos no cartão de vacinação de Bolsonaro

Planalto tem 72h para responder. Pedido foi feito pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), após o sigilo inusitado, curioso e pouco útil ao momento da saúde pública mundial ser revelado
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

O Palácio do Planalto tem 72 horas para explicar, à Justiça Federal de Brasília, por que o cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem um sigilo de 100 anos e que se sobrepõe à Lei de Acesso à Informação. A Advocacia Geral da União (AGU) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI) devem se manifestar

Não se sabe desde quando foi aplicado esse sigilo tão longo e por qual órgão do Governo Brasileiro. Porém, só foi descoberto quando o jornalista Guilherme Amado, da revista Época, solicitou o histórico de imunizações do presidente e teve de recorrer à Lei de Acesso à Informação para obter a resposta, que continuou sendo um não.

A justificativa para a recusa do Planalto foi que a informação diz respeito à vida íntima, honra, privacidade e imagem do presidente. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT e presidente do partido) não achou suficiente e exigiu a explicação via Justiça Federal de Brasília. O pedido foi acatado.


Para a deputada autora do pedido, o momento delicado da saúde pública do Brasil devido à pandemia de covid-19, movimentos antivacina e até imposição de restrições a quem não se vacinar contra a covid-19, anunciadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), saber do histórico de imunizações do presidente é relevante.

(Da Redação Fato Regional)