Segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), 54 agentes da segurança pública foram mortos, de maneira violenta, no Estado do Pará, em 2018.
De janeiro a 31 de dezembro de 2018, foram 44 policiais militares vítimas de crimes com características de latrocínio ou execução em todo o estado, além da morte de três investigadores de Polícia Civil, três agentes penitenciários, três guardas municipais, e um soldado da Marinha do Brasil.
Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Segup, dos 44 homicídios de policais militares, 26 estão com os acusados de autoria presos, mortos ou já identificados, com mandado de prisão decretado. Dezoito ainda estão em apuração, ou seja, não foram esclarecidos pelas investigações.
O último policial morto no ano passado foi o cabo da Polícia Militar, Davi Ortega Monteiro, 31 anos, assassinado com pelo menos nove tiros no final da manhã do último dia 31, em frente à casa de sua sogra, na Rua Dom Manuel, bairro Parque Verde, em Belém. A Polícia Civil informou na manhã desta quarta-feira (2), que a Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos já conseguiu identificar um dos três suspeitos do assassinato, mas que mais detalhes não seriam divulgados para não atrapalhar as investigações.
Da Redação Fato Regional, com informações da Segup-PA