domingo, 19 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Maior parte dos paraenses ainda não enviou sua declaração à Receita

Não é recomendado que o contribuinte demore tanto para cumprir sua obrigação, pois pode ocorrer imprevistos no “último momento”, alerta Receita.

Faltando um mês para o fim do prazo para a população declarar o Imposto de Renda 2019, a Superintendência da Receita Federal na 2ª Região Fiscal registrou, às 17h dessa segunda-feira (1), que 65% dos contribuintes do Estado do Pará ainda não enviaram suas declarações ao Fisco. Das 576.000 declarações esperadas, já foram enviadas 203.543, contabilizando 35,3% do total.

Em todo o país, apenas 27,1% das 30,5 milhões de declarações esperadas já foram recebidas, o que totaliza 8,2 milhões de declarações. Na 2ª Região Fiscal, que abarca, além do Pará, os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima, 462 mil pessoas declararam seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o que representa 35,2% do 1,3 milhão esperado.

Segundo a Receita, o processo para as declarações está ocorrendo com tranquilidade, sem grandes preocupações. “Não há relatos de problemas até o momento. O sistema da Receita Federal está preparado para receber o grande quantitativo de declarações”, assegura a Seção de Comunicação Institucional da 2ª Região Fiscal.

Ainda segundo o órgão, o ritmo do contribuinte, este ano, segue a mesma lógica dos anos anteriores, pois deve deixar a obrigação para a “última hora”. “Em 2018, no dia 30 de abril, foram entregues 3.636.077 declarações, ou seja, mais de 12% do total de declarações. Nosso sistema é robusto e está preparado para essa situação, mas isso significa também que parcela significativa dos declarantes o faz de forma açodada, no último momento, tendo tido quase dois meses para fazê-lo”, diz a Receita.


Não é recomendado que o contribuinte demore tanto para cumprir sua obrigação, pois pode ocorrer imprevistos no “último momento”. “Seu computador pode ter problema, ou sua linha de internet ou então neste momento ele pode sentir falta de algum documento ou informação essencial para fazer sua declaração e não terá tempo de encontrar”, alerta também a Comunicação da Superintendência.

“Esse comportamento precisa evoluir para uma entrega mais tranquila, bem como para que nos dias seguintes o contribuinte faça a consulta ao Portal e-CAC, no site da Receita Federal, sobre o processamento de sua declaração, permitindo que tome logo conhecimento de eventual pendência e possa logo corrigir sua declaração, ainda dentro do prazo”, completa o órgão.