Mais de 20 milhões de brasileiros conseguiram encontrar dinheiro esquecido em instituições financeiras desde a retomada do Sistema de Valores a Receber (SVR). Quase 100 milhões já fizeram consulta para verificar se têm dinheiro esquecido.
Até agora, foram feitas 96,8 milhões de consultas entre CPFs e CNPJs. A maior parte delas por pessoas físicas, com 94,3 milhões. Cerca de 20,3 milhões encontraram saldo a receber, enquanto 74 milhões não tinham nenhum valor a receber, segundo notícia da Folha de S.Paulo.
Entre as pessoas jurídicas, foram cerca de 2,5 milhões de buscas, sendo 249 mil com saldo e 2,25 milhões sem.
O Banco Central estima que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos esquecidos. Nesta primeira fase de saques há a previsão de devolução de R$ 3,9 bilhões a 27,9 milhões de CPFs e CNPJs.
Até o momento, 78,8% não encontraram dinheiro esquecido nessa primeira fase de consultas ao sistema do BC. Para aqueles que não tinham saldo no site, oderão ser feitas novas consultas no dia 2 de maio.
O BC criou um calendário de liberação das transferências bancárias específico, para evitar confusões nos recebimentos. As datas vão variar de acordo com com o ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa.
O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.
O dinheiro deve ser depositado via Pix, TED ou DOC pelo banco em até 12 dias úteis.
Com informações do Terra