Entre 2019 e 2020, 6.154 policiais militares foram promovidos no Pará, sendo 5.867 praças e 287 oficiais. As promoções ocorreram nos quadros de combatente, de saúde e complementar. Isso representa a valorização de mais de um terço do efetivo total, que se aproxima de 16 mil servidores.
Somente no último dia 25 de setembro, na celebração dos 202 anos de fundação da Polícia Militar, foram promovidos 2.027 praças e 42 oficiais. “Parabenizamos todos os promovidos e seus familiares, que experimentam agora o sabor de mais uma importante conquista em suas carreiras”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior.
Em 2019, a graduação mais contemplada com promoções foi a de segundo sargento: foram 1.512 no total. Já neste ano, o maior quantitativo foi o de cabo, com 1.692 policiais recém-promovidos.
“É uma satisfação enorme subir mais um degrau na carreira que eu escolhi para minha vida e que exerço com muito orgulho. Esta é só a primeira vitória de muitas que virão na ‘Briosa de Fontoura'”, enfatizou o cabo Lucas Thomás, de 26 anos, que ganhou a promoção neste mês.
O Pará alcançou a segunda posição entre as unidades da federação que mais reduziram as mortes violentas no primeiro semestre de 2020. A média nacional registrou uma elevação de 6%. O Pará registrou queda de mais de 24%.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Polícia Militar)