Mais de 60% dos indígenas já estão imunizados contra a Covid-19

O Ministério da Saúde já distribuiu quantidade de vacinas suficiente para imunizar 100% dos indígenas que fazem parte do primeiro grupo-alvo da campanha.
O Brasil tem aproximadamente 755 mil indígenas cadastrados no SasiSUS e atendidos pela ADPF 709. Desses, 410 mil são maiores de 18 anos e poderão ser imunizados neste primeiro lote. Foto: Arquivo Agência Pará

Um pouco mais de 60% dos indígenas com mais de 18 anos atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e as especificidades da ADPF 709 receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha em janeiro. Dos 247 mil vacinados, 86,8 mil já completaram seu esquema vacinal com a segunda dose. A vacinação é realizada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

O Ministério da Saúde já distribuiu quantidade de vacinas suficiente para imunizar 100% dos indígenas que fazem parte do primeiro grupo-alvo da campanha. Até o momento, mais de 334 mil doses foram aplicadas nessa população.


A logística de distribuição das vacinas segue o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 e conta com a parceria do Ministério da Defesa e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para o transporte das doses até os Distritos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) realiza a campanha de vacinação em aproximadamente seis mil aldeias com uma estratégia operacional que envolve 14 mil profissionais de saúde indígena.

(Ministério da Saúde, com edição Redação Fato Regional)

Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.