Manaus será a primeira cidade a receber vacinas contra covid-19

Logo após essa prioridade, todo o Brasil iniciará, simultaneamente, a campanha de imunização.
Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar que vacinação contra covid-19 no Brasil começa neste mês de janeiro. E que Manaus (AM) será a primeira cidade brasileira a receber os imunizantes, de qualquer iniciativa autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pode ser a CoronaVac, da parceria Instituto Butantan e farmacêutica Sinovac (China). Ou pode ser a vacina da parceria Fiocruz, Universidade de Oxford e laboratório AstraZaneca (Suécia). Esse parecer deve ser dado até domingo (17).

A declaração de Pazuello foi feita na manhã desta quarta-feira (13), na capital do Amazonas, que vive uma segunda e violenta onda de covid-19, possivelmente com uma nova e mais transmissível cepa do coronavírus SARS-CoV-2. Ele ainda garantiu que, nesta quinta-feira (14), um avião será enviado, pelo Governo Federal, para buscar 2 milhões de doses prontas da vacina AstraZaneca e insumos, na Índia.

“Vamos vacinar em janeiro e Manaus será a primeira cidade a receber o imunizante. A vacina será distribuída, simultaneamente, em todos os estados na sua proporção de população, mas Manaus terá essa prioridade. (…) Quero deixar claro para todos que nós não estamos nem um pouco afastados de viver o problema de Manaus. Nós estamos dentro do problema, como todos os senhores. Essa é a sensação que tem que ser compreendida, nós estamos juntos. Podem contar comigo, com o presidente da República, ele me apoia em tudo, cem por cento”, disse Pazuello


O avião que fará esse transporte é da companhia aérea Azul, que se voluntariou para a logística aérea de distribuição das vacinas. Por terra, a 99, empresa de corridas por aplicativos e entregas, vai segurar a logística de distribuição, também de forma voluntária.

(Da Redação Fato Regional)

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: