Após 17 anos, um homem acusado de mandar matar um vereador em Itupiranga no sudeste paraense, se entregou na tarde desta segunda-feira (23) no Fórum de Marabá. O crime aconteceu em 2005, os envolvidos foram todos julgados e o processo continuou andando, até que determinado como “tramitado em julgado”, ou seja, sem opção de se recorrer, condenou José Dantas de Oliveira, conhecido como “Zé Baiano”.
José Dantas é acusado de mandar matar o então vereador do município de Itupiranga, Edson Coelho Lara de 45 anos, crime ocorrido em 5 de novembro de 2005. Ele só tinha 11 meses de mandato.
De acordo com as informações repassadas pela Seccional de Polícia local, José Dantas de Oliveira se apresentou de forma espontânea no Fórum Juiz José Elias Monteiro Lopes, onde depois dos procedimentos, foi encaminhado para a 21ª Seccional de Polícia. Ele estava acompanhado do advogado Arnaldo Ramos de Barros, que mediou a apresentação de seu cliente direto na Vara de Execuções Penais.
a que “Zé Baiano”, que era suplente, ocupasse a vaga na Câmara. O vereador Edson Lara foi assassinado com seis tiros na entrada de sua fazenda, no distrito de Cajazeiras, zona rural de Itupiranga. Ao descer do veículo para abrir o portão da propriedade, o pistoleiro saiu de um matagal, com dois revólveres disparando na direção do vereador.
Com informações de Correio de Carajás