Técnicas capazes de agregar oportunidades de emprego, movimentação da economia local e manutenção da floresta é uma realidade presente em muitos setores do Brasil, especialmente na Amazônia, a partir do Manejo Florestal Sustentável. Esse procedimento foi responsável por cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos ano passado na região norte e na produção contínua de produtos ligados à conservação ambiental, segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais.
Garantindo o cuidado com o meio ambiente, o Manejo Florestal Sustentável assegura um monitoramento criterioso das áreas manejadas, respeitando a defesa do equilíbrio da natureza. Algumas empresas adotaram a prática como método principal e fabricam seus produtos por meio da recuperação de espécies florestais, cooperando para a redução do desmatamento.
Uma das pioneiras na utilização do reflorestamento na Amazônia como meio indispensável na extração de matéria-prima foi a Floraplac. Localizada no município de Paragominas, é responsável pelo desenvolvimento de placas de MDF a partir do eucalipto reflorestado.
Por mês, são cultivadas 500 mil mudas de eucalipto, o equivalente a 6 milhões de árvores por ano e uma área plantada de mais de 35 mil hectares. Além de fornecer produtos de alta confiabilidade, o plantio de eucalipto gera impactos positivos na melhoria da qualidade do ar, trazendo conforto térmico, redução da poluição sonora, da intensidade da erosão e melhoria da vazão de mananciais.
Seguindo a metodologia de seus estudos voltados ao combate dos impactos ambientais causados pelo desmatamento, a Floraplac possui um controle rigoroso durante o plantio, extração e transporte do eucalipto. Utiliza um sistema altamente moderno que inclui processo de clonagem, aprimoramento da espécie e preservação da idade certa para o corte.
“Um dos principais pilares da Floraplac é o respeito ao meio ambiente. Por isso, todas as técnicas usadas são guiadas a partir da responsabilidade socioambiental. E para executá-las da melhor maneira possível, investimos desde o começo em tecnologia sustentável em todos os setores da fábrica”, aponta Argeu Duarte Junior, Diretor Comercial.
O Manejo Florestal Sustentável mostra que é possível produzir madeira sem prejudicar o meio ambiente. Apesar de ainda ser um dos grandes desafios do setor atualmente, há um reconhecimento das empresas e do consumidor em enxergar o manejo sustentável como alternativa de geração de renda. Para isso, é necessário ter uma equipe especializada à frente de todo esse processo.
Desde a sua fundação, a Floraplac possui colaboradores capacitados que atuam na pesquisa dos métodos necessários a serem praticados até a realização deles. Assim, a fábrica conta com cerca de 1.600 funcionários diretos e expectativa de 60% no aumento de contratações para este ano. A indústria tem participação direta na movimentação da renda local, sendo destaque na venda de seus produtos para empresas do setor moveleiro nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
(Fonte: Florapac)