Após mais de 72 horas de interdição da rodovia BR-155, próximo ao quilômetro 250, no município de Eldorado do Carajás, a via foi liberada. Por volta das 14h55, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a organizar o início do deslocamento dos veículos.
A manifestação foi de garimpeiros e proprietários de terras da região. É um grupo de cerca de 100 pessoas, que se mantiveram com perfil pacífico. As reclamações foram com as fiscalizações e punições do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O protesto começou às 13h30 do último dia 29. A princípio, a indignação era a destruição de maquinários pelo Ibama. Ainda com a via bloqueada, os manifestantes só permitiram a passagem de ambulâncias e pequenos veículos de transporte de passageiros. Mesmo assim, o congestionamento formado chegou a mais de 10 quilômetros.
As reivindicações do grupo de garimpeiros e proprietários de terras são: alteração do decreto 6.514/2008, que trata das sanções administrativas por crimes ambientais; e a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão, ou do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Acreditam que só eles podem dar uma resposta concreta às demandas.
Fonte: O Liberal