sábado, 14 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Mapa do Turismo Brasileiro: Redenção, Conceição do Araguaia e São Geraldo do Araguaia agora integram cadastro nacional de áreas turísticas do Brasil

No sul e sudeste do Pará, já faziam parte do Mapa do Ministério do Turismo São Félix do Xingu, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia e Bom Jesus do Tocantins
A praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia, é um dos pontos turísticos que fizeram o município entrar no Mapa do Turismo Brasileiro (Bruno Cecim / Agênicia Pará / Arquivo)

Redenção, Conceição do Araguaia e São Geraldo do Araguaia agora fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) confirmou a informação nesta sexta-feira (19). Na mesma inclusão do cadastro nacional de áreas turísticas de interesse do Ministério do Turismo, outros cinco municípios paraenses entraram: Belém, Marituba, Santarém, Abaetetuba e Jacareacanga.

Pela nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, as regiões sul e sudeste do Pará agora contam com 8 municípios cadastrados. Já faziam parte São Félix do Xingu, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia e Bom Jesus do Tocantins. O titular da Setur, Eduardo Costa, reforça que os municípios paraenses devem manter os cadastros atualizados.

“São essas informações que permitem ampliar a potencialidade do turismo paraense em todo o território nacional. Por isso, caso os municípios ainda não tenham feito o cadastro, acessem e vamos construir um novo turismo estadual, unido, forte e potente”, disse o secretário estadual de Turismo.

A praia da Gaivota, em São Geraldo do Araguaia, representa o potencial do Pará com ecoturismo. (Foto: Reprodução / YouTube Prefeitura de São Geraldo do Araguaia)

 

Para integrar o Mapa, os municípios precisam cumprir requisitos obrigatórios de estruturação de gestão municipal:

  • comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo
  • comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo
  • possuir prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)
  • comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo ativa, como um conselho, fórum, comitê ou associação
  • apresentar termo de compromisso nos moldes do Ministério do Turismo
  • aderir, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.
Parques, fazendas e áreas históricas. fazem parte do levantamento que forma a sinalização turística de Redenção, um passo importante para a inclusão do município no mapa (Foto: Agência Pará)

 

O turismólogo Cleber Gomes, técnico em Gestão Cultural da Setur, explica que a renovação do Mapa ocorre anualmente. Os municípios podem se registrar no sistema em qualquer época. Após a inclusão, o registro terá validade de um ano.

“Coordenar e verificar a inclusão no Mapa é com a Gerência de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, mas é incumbência do município fornecer ao Sistema do Mapa do Turismo os dados essenciais que demonstrem o atendimento aos critérios. Em seguida, os estados possuem um prazo de até 30 dias para revisar e oficializar os registros no sistema do Mapa. Esses registros são submetidos à aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias para conceder a aprovação e incorporá-los ao Mapa do Turismo”, informou Cleber.

Dados do Mtur de maio deste ano mostram que 2.477 municípios e 335 regiões turísticas, que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no País, foram cadastrados no Mapa do Turismo do Brasil. Todos municípios e estados podem ser consultados ACESSANDO ESTE LINK da plataforma.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional do informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!