sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Mapa planeja recuperar ou converter 8 milhões de hectares de pastagens degradadas e improdutivas no Pará

Na próxima terça-feira (6), o Ministério da Agricultura e Pecuária realiza uma oficina para definir as ações que devem embasar o plano de recuperação e conversão de pastagens degradadas no Pará. O evento será em Belém e contará com a diretora nacional de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Mapa, Lizane Ferreira, além de gestores públicos e setores do agro
As terras degradadas são um prejuízo para todos e estimativas da Embrapa, de 2021, apontam mais de 131 milhões de hectares degradados ou improdutivos no Brasil (Foto: Divulgação / Embrapa / Arquivo)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está desenvolvendo um plano de Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas. Somente no Pará, foram identificados pelo menos 8 milhões de hectares nessa condição que estão improdutivos. Na próxima terça-feira, 6 de agosto, o órgão federal vai  reunir gestores públicos e instituições ligadas ao setor agropecuário, em Belém, para uma oficina sobre o tema.

A Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas será realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), das 9h às 18h. O encontro tem os objetivos de compartilhar conhecimentos e identificar as ações e áreas prioritárias consideradas improdutivas passiveis de recuperação no estado.

As atividades serão definidas a partir das diretrizes do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) e das metas do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+).

Os dados sobre as áreas degradadas são do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig). Num estudo de 2021, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificou que, no Brasil, há cerca de 131 milhões de hectares de áreas degradadas e que são passíveis de recuperação e/ou conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.

A oficina contará com a participação da diretora nacional de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Mapa, Lizane Ferreira, além de gestores públicos estaduais e de entidades privadas ligadas ao setor agropecuário do Pará.

SERVIÇO

Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas
Data: 06 de agosto de 2024
Horário: 9h às 18h.
Local: Auditório Ernesto Salvo, no Palácio da Agricultura (Faepa), na travessa Dr. Moraes, 21, Nazaré, Belém (PA).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do Mapa)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!