O município de Marabá, no sul do Pará, ganhou 42 leitos para atendimento exclusivo para pacientes com covid-19. As vagas foram inauguradas na manhã desta quinta-feira (11). O governador Helder Barbalho (MDB) passou o dia na região para visitar os hospitais de Marabá e Redenção, onde reforçou as estratégias de enfrentamento da pandemia.
“Nós estamos com as ações de reforçar a oferta de leitos na região. Hoje nós somos um dos quatro estados do Brasil que não tem fila de atendimento para covid-19, um dos únicos estados que está aguentando essa segunda onda e isso só é possível ao esforço de todos. Neste momento, estamos garantindo atendimento, mas é fundamental que cada um possa ter a sensibilidade de evitar a aglomeração”, disse o governador Helder Barbalho.
Antes, o Hospital Regional de Marabá ofertava quatro leitos clínicos e 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19. Agora tem mais 10 leitos de UTI e 8 leitos clínicos. O Hospital Municipal de Marabá recebeu 8 leitos de UTI e 16 leitos clínicos. Os novos espaços foram abertos em parceria com a Prefeitura de Marabá.
“O Estado não tem medido esforços no enfrentamento da pandemia. Diante de toda a dificuldade, o governo consegue ofertar leitos, alguns em parceria com o município, onde todos tem que se unir em favor da população do sul e sudeste do estado”, disse João Chamon, secretário Regional de Governo de Marabá.
No Hospital Municipal de Marabá, são atendidos 150 pacientes por dia. A taxa de ocupação é de 70% dos leitos clínicos e 60% dos leitos de UTI.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)