O uso de máscaras deixou de ser obrigatório na cidade do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira, 27. A flexibilização, de acordo com a Prefeitura do Rio, só foi possível por conta da alta adesão dos cariocas ao programa de vacinação contra a covid-19. O decreto desobrigando a utilização da proteção facial foi publicado nesta quarta-feira, em Diário Oficial.
O município alcançou o índice de 65,6% da população total vacinada na tarde de terça-feira, 26, sendo 99,8% da população adulta (acima de 18 anos) com uma dose ou dose única ou 83,8% dos adultos com duas doses e a dose única. A vacinação em massa possibilitou, por exemplo, zerar filas de espera por leitos.
Atualmente, há apenas 161 pacientes internados em toda a rede municipal de saúde, o que é 3% do total de hospitalizados nos hospitais municipais.
Mesmo em ambientes abertos, o decreto estabelece que é preciso manter o distanciamento social e, caso haja necessidade de aglomerar, o cidadão deve colocar sua máscara facial. De acordo com a legislação estadual, atualizada nesta terça-feira, 26, o estado deverá estipular distância mínima de 1 metro entre pessoas sem máscaras.
Com informações do Metrópoles