O prazo para novos alunos se matricularem na rede estadual de ensino encerra neste sábado (11). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) orienta que as famílias não devem deixar para a última hora, buscando a vaga na escola desejada o quanto antes. A primeira etapa do processo de matrícula é online, por meio do site oficial. Após a confirmação no site, é preciso comparecer à unidade de ensino escolhida em até 72 horas para entregar a documentação.
A plataforma permite que os responsáveis escolham a unidade escolar e finalizar a inscrição com facilidade, desde que estejam com os documentos necessários em mãos, como RG e CPF do estudante e responsável, comprovante de residência, certidão de nascimento e histórico escolar. O período de rematrícula dos estudantes que queriam ficar nas escolas onde já estudavam, já encerrou.
ACESSE AQUI A PLATAFORMA OFICIAL DE MATRÍCULAS DA REDE ESTADUAL DO PARÁ
As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de janeiro. Devido à COP30, que será em Belém, o Governo do Pará fez ajustes no calendário de férias escolares 2025 para os estudantes das redes públicas estadual, municipais e privadas da capital, de Ananindeua e de Marituba. Serão dois períodos: de 30 de junho a 13 de julho e de 5 a 21 de novembro. Os demais 141 municípios paraenses seguirão um calendário diferente, com férias entre os dias 1º e 30 de julho.
“A expectativa da Secretaria é atender 128.369 alunos para o ano letivo 2025, ou seja, a mais do que a secretaria já atende na sua rematrícula. São 128 mil alunos que estão vindo oriundos da rede municipal e também estão vindo da rede privada e/ou de outras redes de outros estados. O Ensino Fundamental regular vai abrir o sistema com 24.825 vagas distribuídas em todas as escolas que ofertam esse nível de ensino e que não estão com vagas no acordo. A Educação de Jovens e Adultos vai abrir, dos anos iniciais, 9.509 vagas, anos e finais e também Ensino Médio está abrindo 43.721 vagas. Já para o Ensino Médio regular está abrindo vagas 94.916”, destacou a diretora de Planejamento de Rede da Seduc, Silvana Morais.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Com realização da prefeitura, churrasco e show de Thiago Jhonathan encerram Folia de Reis 2025 em Tucumã
- Ministério das Comunicações lança edital para rádios educativas em Ourilândia e mais 10 municípios do Pará
- Pará teve mais de 33 mil tentativas de fraude em outubro de 2024; bancos e cartões são principais alvos
- Com menos de 38% da meta, vacinação contra gripe no Pará segue até 31 de janeiro
- Autoridades informam que surto viral de HMPV na China é sazonal e não vai gerar nova pandemia
- Jovem de Ourilândia do Norte é encontrado morto em Tucumã
- Osvaldinho assina convênio e Xinguara volta a ser parte da AMATCarajás
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!