Médica Karen Silva, de São Félix do Xingu, vai atuar na cidade natal pelo programa Mais Médicos

Karen se formou no Paraguai em julho de 2024 e viu no Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal, uma oportunidade de voltar a São Félix do Xingu para atuar na cidade onde nasceu. E é ela quem vai ocupar uma das primeiras 2 vagas de 2025 do programa, com contratação imediata, para o município. O Pará foi contemplado com 169 vagas imediatas.
Karen Silva se formou no Paraguai, em julho de 2024, e viu no programa uma forma de retornar a São Félix do Xingu e contribuir com a população (Foto: Marcelo Camago / Agência Brasil)

São Félix do Xingu, no Sul do Pará, está entre os municípios que receberão profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), com contratação imediata. E a cidade vai receber um reforço especial de uma filha da terra: Karen Silva, de 27 anos, que se formou em Medicina na Ciudad del Este, no Paraguai, em julho de 2024.

O Pará foi beneficiado com 169 vagas após a última seleção, da qual Karen participou. Após concluir o curso de Medicina fora do Brasil, viu no Mais Médicos uma chance de voltar para casa e exercer a profissão, contribuindo com o município e ficando perto da família. A cidade ainda terá mais um profissional.

“Logo que terminei o curso, já me inscrevi no Mais Médicos. Em seguida, fui chamada. Era meu sonho conseguir trabalhar na minha cidade natal, onde os meus pais moram. E ajudar as pessoas. A expectativa está a mil. Estou realizada”, relatou Karen, na acolhida dos profissionais formados no exterior, na semana passada.

A contratação imediata de Karen e mais 169 profissionais para o estado do Pará, está num esforço do Governo Federal para fortalecer a atenção primária à saúde dos municípios. Serão 2.279 profissionais em todo o país contratados imediatamente e outros que serão selecionados ainda neste ano.

(Arte: Luã Couto / Fato Regional)

O número de profissionais do Mais Médicos, como aponta o Ministério da Saúde, passou de 13,1 mil em 2022 para 26 mil em atividade, em 4,5 mil municípios. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa atualmente e a meta é chegar a 28 mil. Karen, de São Félix do Xingu, integra a nova geração do PMMB.

(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais