“Embora já se tenha um número expressivo da participação feminina na Ciência, falta a visibilidade e o reconhecimento”, afirma a professora do Departamento dos Cursos de Ciências Naturais, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Bianca Venturieri. Pautada nesta ideia, a Uepa incentiva, mais uma vez, a participação de meninas em atividades científicas, através do edital de Seleção para integrantes do Projeto de Extensão Astrociência: Meninas na Ciência no Pará, com foco em atividades científicas e de pesquisa, palestras, oficinas e atividades práticas experimentais. As inscrições vão até o dia 24 de março.
O foco é exclusivo para estudantes mulheres, que estejam matriculadas do 9° ano do ensino fundamental ao 2° ano do ensino médio, das redes pública e privada, incluindo a modalidade de educação profissional integrada. Com o objetivo de estimular as meninas a participarem e, principalmente, estarem envolvidas com as atividades de múltiplas esferas – oficinas, ações práticas experimentais e desenvolvimento de projeto de iniciação científica -, o projeto vai oportunizar que as participantes tenham as suas próprias experiências e, consequentemente, contribuir para a desconstrução da máxima de que “as atividades na ciência, principalmente as ciências naturais, são melhores desenvolvidas pelos homens”, conforme avalia Bianca.
Coordenado pela professora Jeane Costa da Silva, do Curso de Licenciatura em Matemática da Uepa, e executado, também, pelas professoras Acylena Coelho, Ivanete Moreira, Vânia Lobo e Bianca, o projeto de extensão também irá aproximar as ações e trabalhos do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA). Além de encorajar o ingresso das meninas nas carreiras científicas, independente da área de atuação, e, possivelmente, projetar um futuro com mais mulheres envolvidas e ativas na ciência.
O interesse pela temática foi motivado em virtude das atuações das professoras no Coletivo Feminino Tainá-Kan – Grupo feminino do Planetário do Pará, que busca a popularização e valorização das mulheres e meninas na ciência -, que há três anos desempenha ações de divulgação e incentivo à integração de meninas e mulheres na ciência.
As inscrições para participar do projeto são individuais e gratuitas, e seguem até o dia 24 de março, às 23h59. Caso a aluna seja menor de idade, deverá ser realizada sob a autorização do responsável legal. De acordo com o cronograma do edital, o resultado final da seleção e convocação ocorrerá no dia 3 de abril.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará é a sede das ações do projeto, que serão praticadas até dezembro, uma vez por semana a cada 15 dias, com turmas divididas no período da manhã e da tarde.
Clique aqui para ler o edital na íntegra.
Fonte: Agência Pará