O Mercado Municipal Gonçalo Sampaio, de Tucumã, sudeste do Pará, recebeu uma ação educativa e preventiva conta a covid-19. Trabalhadores, dos quase 100 boxes do espaço, receberam orientações e um total de 40 litros de álcool em gel. E mais uma quantidade oi disponibilizado para reposição do produto, para a utilização de clientes e feirantes. A medida foi idealizada pela Secretaria de Municipal de Agricultura, responsável pelo espaço físico.
Tucumã, informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, tem registrado aumento nos casos de covid-19, chegando à média de 70 casos por dia. Por este motivo, o prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB) deve expedir, em breve, um decreto com normativas para todo o município, no enfrentamento ao coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia.
No mercado há mais de 100 trabalhadores de segunda a sábado. No domingo, este número quase dobra e ainda há o aumento da circulação de pessoas. “Estamos aproveitando esse momento para completar o mapeamento deste local, organização dos feirantes e, consequentemente, uma melhoria no serviço prestado”, disse o secretário municipal de Agricultura, Laudi Witeck.
Como uma forma profilática, o secretário municipal ainda explicou que o momento atual é de cautela. São necessárias medidas emergenciais para o controle dos números de covid-19 no município. “Para semana que vem, vamos trazer à feira equipes de trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para alertar a população que o vírus não acabou”, disse o atual secretário.
José Barbosa, bananeiro há mais de 20 anos na feita de Tucumã, ressalta que trabalhos preventivos são necessários. “Precisamos manter o distanciamento, ter cuidado. É preciso ter um trabalho mais intenso, insistindo, como forma de fazer com que a população siga as normas”, afirmou.
(Fonte: Kenny Teixeira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tucumã. Edição de Victor Furtado, da Redação Fato Regional)