O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) repassou ao município de Bannach, no Sul do Pará, recursos na ordem de R$ 602.858,00. Os valores foram autorizados para a execução de obras de respostas ás chuvas e proteção e defesa civil, como consta na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (16). Assim como outras cidades na região, os temporais dos últimos meses provocaram estragos na infraestrutura municipal, principalmente na zona rural.
Bannach está em situação de emergência desde o dia 19 de fevereiro, por conta do decreto 011/2026-GP, assinado pelo prefeito Valber Milhomem. No texto do decreto, os prejuízos acumulados pelo município são detalhados: “…enchentes de córregos e rios, buracos e atoleiros em diversas estradas da zona, rural do município, gerando transtornos e prejuízos para toda nossa população e também o rompimento em redes de drenagem e águas pluviais, erosões, formando, atoleiros e danificando e destruindo pontes e bueiros nas estradas vicinais na zona rural”.
Desde o começo do período de chuvas intensas, o prefeito Valber e as equipes da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil vêm mapeando os pontos críticos, visitando famílias atingidas e realizando serviços emergenciais para garantir a mobilidade da população. Os novos recursos autorizados pelo MIDR mostram que o Governo Federal reconheceu a situação de emergência de Bannach.
A situação de emergência permite que a prefeitura possa agir mais rapidamente com obras e serviços, sem a necessidade da burocracia padrão para compras e contratações. Uma vez que situação seja reconhecida pelo Governo do Pará e pelo MIDR, recursos poderão ser solicitados emergencialmente para atendimento às famílias atingidas e tomada de providências para garantir o máximo de normalidade possível ao município.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!













