Ministério da Saúde emite alerta para secretarias sobre risco de nova variante

De acordo com o documento, a OMS já definiu a variante identificada na África do Sul como uma "variante de preocupação".
Sequenciamento genômico do novo coronavírus no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) Breno Esaki/Agência Saúde DF

Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante do coronavírus, identificada pela primeira vez na África do Sul.

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O alerta da pasta foi enviado hoje pela manhã apontando os riscos existentes no Brasil da variante originária na África do Sul. Atualmente existem quatro Variantes de Preocupação (VOCs): alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), gama (Amazônia) Delta (Índia).


Os 129 Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) espalhados pelo Brasil já foram notificados sobre o risco. Até o momento nenhum caso da nova variante foi registrado no Brasil.

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: