Reconhecer a atuação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na condução da agenda mineral do país, além de fortalecer o diálogo entre os setores público e privado em prol de uma mineração mais responsável e sustentável.
Esses foram os objetivos de solenidade realizada pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), na última quarta-feira (25).
Durante a cerimônia, o ministro Alexandre Silveira destacou a importância da mineração para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e ressaltou o papel estratégico do setor mineral para o futuro do país.
“Registro aqui o meu compromisso com esse setor tão importante para a economia nacional. Em especial neste ano da COP-30. Vamos apresentar ao mundo, como líder da transição energética global, destacando a importância do setor mineral no Brasil. O Simineral representa do ponto de vista institucional a relação conosco e a construção de uma política dos minerais de uma forma geral no Brasil”, afirmou.

O Simineral, representado por seu presidente e CEO da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, também reforçou o compromisso da entidade com a mineração ética, inovadora e alinhada às demandas da sociedade e ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
“Para nós, do Simineral, é fundamental manter esse diálogo constante com o governo e demais parceiros para garantir que a mineração no Pará e no Brasil evolua de forma responsável, sustentável e que gere benefícios reais para a sociedade”, disse Baranov.
“Estamos comprometidos em impulsionar práticas inovadoras que tragam desenvolvimento econômico sem abrir mão da preservação ambiental e do bem-estar das comunidades locais”, continuou.
O Simineral atua para consolidar parcerias que promovam a mineração responsável, respeite o meio ambiente e contribua para o crescimento econômico do Pará e do Brasil.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa do Simineral).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!