O ministro paraense do Turismo, Celso Sabino, pediu afastamento do cargo para poder votar como deputado federal na eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados. A eleição ocorre neste sábado, dia 1º de fevereiro. Sabino, que é parlamentar do União Brasil, é um dos principais articuladores para eleger o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como presidente do parlamento.
O paraense também foi peça fundamental na composição do União Brasil e de outros partidos para a eleição. Sabino retornará já na próxima segunda-feira (3) ao posto de Ministro do Turismo, para seguir apoiando o Governo do Pará e as prefeituras a desenvolver o turismo no estado e nos municípios. Na mesma data, volta à Câmara o pastor Cláudio Mariano, suplente do União Brasil que assumiu a vaga de deputado com a eleição do deputado federal Hélio Leite para a Prefeitura de Castanhal. Mariano também apoia o nome de Hugo Motta.
Esta não é a primeira vez que o ministro Celso Sabino solicita seu afastamento temporário do cargo de ministro. Ele já reassumiu o cargo de deputado federal em duas outras ocasiões, como em dezembro de 2023, primeiro ano em que foi ministro, e em dezembro de 2024, garantindo sua participação em importantes debates e votações no Congresso Nacional, especialmente sobre as emendas de interesse da população do Pará.
“Como pessoa, o deputado Hugo Motta é um ser humano humilde, atencioso, trabalhador e muito honrado, e afirmo porque já trabalhei por muitos anos ao seu lado na Câmara. E, como deputado para presidir a nossa Casa de Leis, acredito que é o melhor nome para ajudar o Brasil, o presidente Lula e o povo brasileiro a viver dias cada vez melhores”, declarou Sabino.
Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257), ou ser o mais votado no segundo turno. A eleição será realizada de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário. A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3), às 15 horas.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom de Celso Sabino)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Encontro reúne empresários, prefeitura e vereadores de São Félix do Xingu em diálogo sobre economia
- Sespa registra mais de 300 casos de dengue confirmados no Pará em 2025; 1 pessoa morreu
- Cacau de Tucumã fecha janeiro de 2025 mantendo alto valor frente à elevação nacional de preços
- PF prende suspeito de roubo de gado apreendido em São Félix do Xingu e investiga queimadas
- São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Parauapebas terão novas ligações do programa ‘Luz Para Todos’
- Mário da Saúde recebe deputado Joaquim Passarinho e busca apoio para melhorias em São Félix do Xingu
- Cantora Wellen Carvalho, de Tucumã, inicia 2025 com agenda cheia em São Paulo
- CEO do Fato Regional visita a Redação da TV Liberal, em Belém
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!