sábado, 27 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ministros e governadores discutem futuro da Amazônia em Belém

Dos nove ministros aguardados, apenas cinco vieram à capital paraense para o encontro
Crédito: Ronaldo Gillet

Na manhã de hoje (2), uma comitiva formada por ministro que vai se reunir com os governadores da Região Amazônica. Os encontros ocorrerão em duas etapas: em Belém, hoje, e em Manaus, na terça-feira (3).

Em Belém, as comitivas presidencial e dos estados foram recebidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho e debatem uma agenda comum para a proteção da Amazônia.

O grupo do Governo Federal é formado por ministros, coordenado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O encontro, iniciou às 9h30, no Hangar – Centro de Convenções, tem ainda a presença confirmada dos governadores do Tocantins, Amapá e Maranhão.

Ministros se reúnem em Belém. Em pauta as queimadas na Amazônia — Foto: Andréa França/G1 Pará

Na última terça-feira (27), os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazon a s, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) entregaram ao presidente Jair Bolsonaro propostas para um planejamento estratégico que leve ao desenvolvimento sustentável da região, entre as quais a regularização fundiária e a retomada da cooperação internacional, especialmente o Fundo Amazônia.

DEMANDAS

Em nota, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que coordena a comitiva, destacou a importância do diálogo com as autoridades locais na busca de soluções para a região.


“O presidente, depois de receber aqui no Planalto os governadores da Amazônia Legal, determinou que fôssemos até lá para ouvir as demandas e, juntos, buscar soluções para as questões que envolvem a região, levando em conta a especificidade de cada estado”.

(Com informações da Agência Pará e Agência Brasil)