Moradores de Canaã dos Carajás aguardam pela entrega da Usina da Paz no município

Comunidade terá acesso a mais de 70 serviços, entre atendimentos na área de saúde, atividades de esporte e lazer, qualificação profissional, segurança, cidadania, entre outros
Foto: Seac Nucom

Na fase de ajustes finais, a Usina da Paz Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, está quase pronta e será entregue no próximo sábado (04) pelo governador do Estado, Helder Barbalho. Este será o sexto complexo multifuncional integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), existente no estado, e o segundo na região sudeste do Pará.

“Estamos realizando os últimos ajustes da UsiPaz Canaã dos Carajás, que está instalada muito próximo de duas grandes comunidades, o Vale da Benção e o Vale do Sossego, que têm um grau de carência muito grande, além de problemas de criminalidade, alto índice de adensamento habitacional e o IDH muito baixo, portanto, uma área que anseia novas oportunidades e que agora será beneficiada e transformada pelo governo do Estado, por meio das Usinas da Paz”, declarou Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da cidadania (Seac), órgão responsável por administrar o programa TerPaz, ao qual as UsiPaz estão inseridas.

Foto: Seac Nucom

Para muitos, a chegada da UsiPaz e seus serviços irá suprir uma lacuna há tempos desocupada e que todos no município já desejavam. “Eu já vi que vai trazer muitos benefícios pra nós, que vai ter cursos e até natação, um atrativo pra gente. Penso na minha filha começar a fazer algum esporte, aproveitar as oportunidades que vão ser oferecidas. Esse espaço vai mudar muito a rotina da gente, principalmente do pessoal aqui do bairro, por ser um bairro carente precisa muito de oportunidades, principalmente para os jovens. A gente vê, hoje em dia, os jovens começando a ir por caminhos errados, mundo das drogas, então, eu creio que a Usina da Paz venha trazer uma nova realidade”, espera Antônio Sousa, motorista e morador do bairro Vale da Benção.

A primeira UsiPaz a ser entregue foi a Icuí-Guajará, em Ananindeua, em outubro de 2021; em seguida, a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a Nova União, em Marituba; a do Bengui, também na capital paraense; e a mais recente, entregue no dia 18 de maio deste ano, a Usina da Paz Parauapebas. Juntas, elas já somam mais de 300 mil atendimentos, de acordo com a Câmara Técnica Intersetorial da Seac.

Foto: Seac Nucom

Uma estatística desejada por muita gente, como a dona Maria do Socorro Santos que, desempregada e com fibromialgia, não consegue dar a atenção necessária a saúde. “Em primeiro lugar vai ser muito bom porque gera mais emprego pra nossa cidade, e pra nossa saúde vai ser muito bom também porque, eu por exemplo, sou fibromiálgica e fazia lá em Tucuruí a hidroginástica e fisioterapia diariamente porque ainda não tem isso por aqui. Mas com a chegada dessa Usina da Paz, parece que as coisas vão mudar, vai trazer muitos benefícios pra pessoas como eu, que necessitam desse tipo de tratamento e nem sempre tem como ir tão longe.”

Com o novo aparelho público, Canaã dos Carajás poderá ver mais redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer. Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados diversos serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, uma quadra de areia, um espaço para dojô e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros da comunidade.

Maria do Socorro Santos espera que a nova UsiPaz assegure o acesso a serviços na área de saúde e bem-estar. Foto: Seac Nucom

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.


Serviço: A UsiPaz Canaã dos Carajás vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

 

 

 

 

 

Com informações da Agência Pará

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar