Na quarta-feira, 16, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de afastamento do ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira. No documento, Moraes solicita manifestação da PGR sobre o pedido realizado ao STF pelo deputado Marcelo Calero (PSD-RJ). O prazo para que a PGR responda é de 5 dias.
O pedido que teria sido enviado pelo deputado ocorre no âmbito do inquérito da milícias digitais antidemocráticas. No documento, Calero aponta inúmeras manifestações em que o ministro da Defesa coloca em dúvida o processo eleitoral brasileiro.
Segundo o deputado, entre os questionamentos estão notas do Ministério da Defesa, que dizem apontar inconsistências nas urnas e fraudes nas eleições no Brasil, porém, não há nenhum ponto que certificasse ou colocasse em dúvida o processo eleitoral do país.
O deputado argumentou ainda que a permanência do ministro no cargo de ministro da Defesa, coloca em risco a ordem constitucional e o estado democrático de direito. Além disso, atenta contra a integridade física dos cidadãos que estariam sendo “incentivados quase que involuntariamente” a apoiar a ruptura constitucional.