Morador da Vila Taboca, em São Félix do Xingu, sul do Pará, Wenderson Fernandes, mais conhecido como “Nenén da Taboca”, voltou a surpreender ao realizar mais uma travessia sobre as águas do rio Xingu, desta vez na Praia do Pedral.
A bordo de uma Kawasaki 450 especialmente adaptada, ele percorreu aproximadamente 1,2 mil metros sobre o rio, em cima da motocicleta.
Segundo Nenén, a técnica foi inspirada no sistema desenvolvido pelo piloto australiano Robbie Maddison, mas ele garante: “no Brasil, só eu faço isso”.
O recorde pessoal do piloto é de 2,4 mil metros sobre a água, feito que o mantém como o único brasileiro conhecido por dominar a ousada prática.
Nos vídeos, é possível ver o momento em que ele acelera, ganha velocidade e literalmente desliza sobre a superfície do rio, em meio a gritos e aplausos.
A moto, equipada com ‘pranchas’ e um pneu traseiro borrachudo para garantir uma boa tração na água, mantendo o equilíbrio e a propulsão necessárias para a travessia.
Ao Fato Regional, ele contou que só não andou mais porque o rio estava agitado demais e temia que afundasse novamente.
Em suas tentativas anteriores, ele já “naufragou” nove vezes. E conta que é possível chegar a velocidade de 70 km/h na água.
O projeto nasceu após um acidente de motocross que deixou Wenderson com uma fratura na coluna e o afastou das pistas por três anos.
Durante a recuperação, ele decidiu adaptar a moto para andar na água e seguir alimentando sua paixão pelas duas rodas.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!