segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Movimenta Pebas abre inscrições para curso sobre cinema de baixíssimo orçamento com Cavi Borges

Programa on-line e gratuito com o premiado cineasta abre programação virtual de eventos audiovisuais do projeto previstos para abril
O curso será ministrado pelo cineasta Cavi Borges (Foto: Divulgação / Vale)

Estão abertas as inscrições para o curso on-line sobre História do Cinema de Baixíssimo Orçamento. Esta é a primeira atividade da etapa audiovisual do projeto Movimenta Pebas, patrocinado pela Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, e adaptado para promover ações também durante a pandemia de covid-19.

O curso, que tem duração de dez horas, será conduzido pelo premiado (178 prêmio ao todo) cineasta brasileiro Cavi Borges. Os interessados podem se inscrever pelas redes sociais do projeto. No dia 13 de abril, uma live marcará, oficialmente, a abertura do curso. A inscrição garante, além do acesso ao conteúdo, certificado de participação.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER PELO INSTAGRAM

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER PELO FACEBOOK

Durante as aulas, que estarão disponíveis também para consulta, os participantes terão contato com o universo do cinema independente e os conceitos de concepção, produção, edição e distribuição de produções de baixo orçamento. Isso inclui séries, curtas, longas-metragens, documentários e filmes de ficção com argumentos e formatos diversificados.

“O curso ajuda a mostrar que fazer cinema é possível e está ao alcance de todos. Vamos aprender a produzir um cinema genuinamente brasileiro, com pouca grana, mas com muita criatividade, coletividade e afetividade”, diz Cavi Borges, que tem mais de 20 anos de história no cinema brasileiro e trabalho em quase 300 obras.

Na programação deste mês abril, o projeto promoverá também curso de História do Cinema Paraense, com a cineasta Jorane Castro, que é professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). E ainda uma mostra de cinema, que contará com a exibição de dez curtas-metragens paraenses. Todas as atividades serão on-line e gratuitas.

“Para quem gosta de cinema, nossa programação está imperdível. Serão mais de 16 horas de atividades on-line, que pretendem valorizar e estimular a produção audiovisual regional e a formação de novos cineastas por meio de linguagens inovadoras e diálogos coletivos”, explica Gilberto Scarpa, coordenador e curador do Movimenta Pebas.

As ações de audiovisual realizadas pelo Movimenta Pebas dão continuidade ao projeto iniciado em 2020. É importante ressaltar que o projeto já foi renovado para 2021, contemplando novas programações.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, incentivar e propagar a cultura é uma forma de promover uma transformação significativa na sociedade e guiar as próximas gerações em direção a um futuro mais plural e com novas perspectivas. “Em 2021, alcançamos o investimento de R$ 154 milhões para patrocinar 145 projetos. Sendo que 77 de escolha direta e 68 selecionados via Chamada Vale de Patrocínios, o primeiro edital de patrocínios do Instituto Cultural, realizada ano passado. É um número significativo, principalmente em um momento delicado da pandemia, onde o setor cultural foi tão atingido”, destaca.

O Movimenta Pebas tem patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Secretaria Municipal de Cultura, através do Centro Cultural de Parauapebas – CCP e Instituto Vivas, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.


(Da Redação Fato Regional, com informações da Vale)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!