sexta-feira, 18 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

MPPA arquiva investigação sobre suposto acúmulo de cargos do prefeito de Redenção, Marcelo Borges

Após pedido de informações do Fato Regional ao Ministério Público do Estado do Pará, foi gerada uma notícia de fato que levou a 2ª Promotoria de Justiça de Redenção a solicitar mais informações à prefeitura. Ao final do procedimento, não foram encontradas ilegalidades nos atos do prefeito.
O prefeito de Redenção, Marcelo Borges, que segundo comunicadores locais havia assumido o cargo de secretário municipal de Obras (Foto: Prefeitura de Redenção / Arquivo)

No início de junho deste ano, a população de Redenção, no Sul do Pará, foi surpreendida com uma informação divulgada por comunicadores locais: o prefeito Marcelo Borges iria assumir o cargo de secretário municipal de Obras. Não havia muitos detalhes sobre a decisão, além de que seria para substituir o então titular da pasta, Manoel Marinho. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) iniciou uma apuração sobre o caso após pedido de informações do Fato Regional.

Após a notícia se espalhar, sem grandes explicações da Prefeitura de Redenção, a Redação do Fato Regional entrou em contato com o MPPA para saber se havia legalidade nesse tipo de medida, já que é mais comum que em casos de vacância de determinados cargos da gestão municipal, o vice-prefeito assuma o posto. Ou um outro servidor efetivo ou contratado seja nomeado, mesmo que interinamente. Mas o próprio prefeito é algo pouco usual.

Publicação do comunicador Diego Camilo sobre a suposta decisão do prefeito Marcelo Borges de assumir a Secretaria Municipal de Obras e desconfiança de seguidores sobre a legalidade do ato (Foto: Reprodução / Instagram)

“Novidade: Prefeito Marcelo Borges é o novo secretário de obras do município de Redenção”, disse o comunicador Diego Camilo, em uma publicação no Instagram, quando falou sobre a suposta decisão do prefeito. E no dia 5 de julho, fez uma nova publicação: “O prefeito Marcelo Borges estava na função e realmente a secretaria teve um bom desenvolvimento, um crescimento de produção e foi alvo de comentários nas redes sociais sobre a evolução dos serviços prestados na secretaria”.

Com o pedido de informações feito ao MPPA, via assessoria de imprensa, foi gerada uma notícia de fato. Após mais de um mês de apuração, a 2ª Promotoria de Justiça de Redenção deu retorno à Redação do Fato Regional, explicando não ter encontrado irregularidades na medida do prefeito Marcelo Borges. No entanto, foi feita a recomendação nº 001/2024-MP/2PJR, para que o prefeito deixasse o cargo que, segundo os comunicadores, ele havia assumido.

Veja o ofício enviado ao Fato Regional:

Em resposta à recomendação, a Prefeitura de Redenção contrariou as duas publicações do comunicador que dizia que o prefeito havia assumido o cargo de secretário municipal de Obras. E explicou ao MPPA que nunca houve ato formal de Marcelo Borges em assumir o posto.

Segunda publicação do mesmo comunicador, já falando sobre a nomeação do novo secretário de fato (Foto: Reprodução / Instagram)

Interinamente, o servidor Lucas Camargo Bueno ficou à frente dos atos administrativos da Secretaria Municipal de Obras até a nomeação do novo titular. Posteriormente, a secretaria foi assumida por Carlos Gonçalves da Silva, com nomeação no dia 5 de julho (data da segunda publicação do comunicador parceiro da prefeitura).

Assim, segundo ofício enviado à Prefeitura e à Redação do Fato Regional, o promotor de Justiça Jairo do Socorro dos Santos da Costa informou que não haveria novos procedimentos e a investigação seria arquivada.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!