Nesta sexta-feira (6), o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), teve uma reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que determinou a continuidade do concurso para a prefeitura. Os detalhes ele explicou em um vídeo nas redes sociais. E ainda: assegurou que haverá reajuste dos servidores, mas num índice menor que o aprovado pela Câmara Municipal.
“O nosso concurso é legal e o promotor apenas pediu alguns ajustes para as pessoas com deficiência. Quem quiser fazer o concurso, pode se inscrever porque está aberto e não tem nada de ilegal. Inclusive o pedido de suspensão do certame foi negado pela Justiça. Esta gestão trabalha dentro da legalidade”, explicou o atual prefeito. Ele se referia a um recurso apresentado pela equipe de transição do prefeito eleito, Fabricio Batista (Podemos), que disse que iria suspender o concurso, que terá a maior parte das etapas em 2025, já no começo do mandato dele.
ACESSE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO DA PREFEITURA DE SÃO FÉLIX DO XINGU
O prefeito relembra que a Prefeitura de São Félix do Xingu é alvo de uma ação civil pública do MPT, que aponta a necessidade de realização de um concurso para contratação de novos servidores. A gestão dele foi notificada em setembro, estabelecendo a obrigatoriedade de realizar o certame, sob risco de multas de até R$ 10 milhões. Foram publicados 4 editais para diferentes níveis de escolaridade e prevendo 450 vagas.
Veja o vídeo do prefeito, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):
Reajuste de servidores deve ser menor por recomendação do TCM
João Cleber também trouxe atualizações sobre o reajuste dos servidores, de acordo com o MPT e orientações do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM). Segundo o prefeito, a proposta de reposição das perdas salariais, aprovadas elo parlamento xinguense, seria de 6,97%. No entanto, a corte solicitou um novo cálculo para evitar impactos no orçamento municipal.
“Deve ficar em torno de pouco mais de 4%, mas vamos fazer os novos cálculos, como recomendou o TCM, e apresentar uma nova proposta e que deve atingir apenas as categorias que não têm pisos salariais diferenciados devido outras legislações em vigor, como professores e agentes comunitários de saúde, por exemplo. Sigo trabalhando até 31 de dezembro de 2024. Aproveito para deixar um feliz natal e próspero ano novo à população xinguense”, concluiu João Cleber.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Usina da Paz de São Félix do Xingu será inaugurada até junho de 2025, anuncia prefeito João Cleber
- 7º BPM prende 3 suspeitos de tráfico e apreende mais de 21 kg de drogas dentro de ônibus em Redenção
- Após meses liderando, cacau de Tucumã fica pela 1ª vez com valor abaixo do mercado nacional
- Empresário preso em Redenção é suspeito de mandar matar homem, na PA-287, na frente do filho
- 36º BPM recupera moto roubada e detém suspeito de receptação em São Félix do Xingu
- Carreta cai de ponte, na PA-279, próximo a São Félix do Xingu; motorista é resgatado pelos bombeiros
- Alepa aprova fim da cobrança de taxas de religação de energia elétrica, água e esgoto no Pará
- Rematrícula para alunos da rede estadual de educação vai até 11 de dezembro
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!