A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada, na noite desta quarta-feira (4), após dois dias de ocupação pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terras. As viagens do Trem de Passageiros serão retomadas nesta sexta-feira (6), saindo de Parauapebas, no Sudeste do Pará — onde estava o acampamento dos manifestantes —, rumo a São Luís (MA).
Além de diálogo com representantes da Vale, os manifestantes do MST negociaram com a Polícia Militar. Houve ainda uma decisão judicial que obrigava a liberação da EFC. Diante das condições, o movimento acabou se retirando pacificamente. Não houve nenhum tipo de confronto.
Por nota, a Vale, que opera a EFC e o Trem de Passageiros, comunicou que os dois dias de interdição da ferrovia que liga o Pará ao Maranhão, “…gerou graves prejuízos à concessionária e à sociedade, impedindo a circulação do trem, impactando diretamente mais de 2 mil pessoas que tiveram suas viagens canceladas, além da distribuição de combustíveis para a região Norte”.
Veja mais imagens da ocupação, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):
“A Vale reitera o seu compromisso com o cumprimento de suas obrigações legais e contratuais, além da segurança e respeito às pessoas. A empresa repudia atos arbitrários de qualquer natureza e acredita no diálogo como melhor forma de resolução de conflitos”, diz nota da mineradora.
O MST também só se manifestou por uma nota, divulgada na terça-feira, quando a ocupação da ferrovia começou: “…adesão às mobilizações que estão em processo de construção em 11 municípios no Corredor da Estrada de Ferro Carajás entre Parauapebas e São Luís, com objetivo de defender os direitos do povo que estão sendo negados pela companhia mineradora VALE. A ação faz parte da Jornada de luta por Direitos e Reforma Agrária Popular”.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Carreta cai de ponte, na PA-279, próximo a São Félix do Xingu; motorista é resgatado pelos bombeiros
- No Sul do Pará, somente Redenção tem antenas aptas e operacionais para o ‘5G puro’, diz Anatel
- Número de homicídios cai 50% em 8 municípios do Sul do Pará, num período de 2 meses, aponta CPR XIII
- Rematrícula para alunos da rede estadual de educação vai até 11 de dezembro
- ARTIGO: COP30 em Belém – Afinal, precária é a cidade ou a visão sobre o que significa sediar uma COP?
- VÍDEO: MPPA e PM combatem loteamento ilegal às margens do rio, em Conceição do Araguaia
- Suspeito de tráfico de armas morre após trocar tiros com a PM em Redenção
- VÍDEO: Domingos Enfermeiro, prefeito eleito de Pau D’Arco, tem celular clonado e faz alerta sobre golpes
- Prefeitura de São Félix do Xingu divulga 4 editais do concurso público, com 450 vagas e salários de até R$ 7 mil
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!