Nove mulheres trabalhadoras de Tucumã, no sul do Pará, concluíram o curso de Fabricação de Produtos de Limpeza. A capacitação foi um trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Agricultura, da Prefeitura de Tucumã, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso foi idealizado como uma forma de gerar trabalho e renda a mulheres de Tucumã. E neste momento da crise sanitária, provocada pela pandemia de covid-19, a fabricação e bom uso de produtos de limpeza é algo essencial na segurança da população. O curso foi ministrado na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no setor Maracanã.
As aulas encerraram nesta sexta-feira (9). A coordenadora do CRAS, Aline Goudinho, lembra que este é o segundo curso ofertado pela Prefeitura de Tucumã, em parceria com Senar. Essas capacitações podem ajudar na movimentação da economia local.
Fabielle Negrão, instrutora do Senar, relata que “algumas participantes do curso já faziam alguns produtos de limpeza e outras são iniciantes na fabricação. Neste curso, iniciamos com novos produtos de limpeza, como amaciante e limpa alumínio entre outros, ofertando variedade de produtos para as alunas produzirem” citou.
Umas das participantes do curso, Erika Arantes, mãe de duas meninas, reconheceu que o curso contribuiu para fortalecer mais conhecimentos. “Além do mais, proporciona uma renda extra para nós, donas de casa, ou até mesmo, uma economia, já que aprendemos a fazer nossos próprios produtos de limpeza. Isso nos traz a esperança de dias melhores, por aprendemos a fabricar algo e isso ninguém nos toma. Parabenizo a administração por nesse momento de crise na saúde e na economia, fornecer um meio de produzimos e geramos renda, não dependendo de auxílios ou de cestas básicas. E o melhor, produzimos dentro de nossas casas e cuidando dos nossos filhos também”, comentou.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom PMT)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!