Multinacional de alimentos investe mais de R$ 35 milhões em rastreabilidade e apoio a pequenos produtores no Pará

Com a doação de 2 milhões de tags, iniciativa da companhia dá escala a programa pioneiro de desenvolvimento, integridade e rastreabilidade da pecuária no estado. No Pará, a empresa conta com 4 escritórios físicos: Santana do Araguaia, Redenção, Tucumã e Marabá.
Foto: Divulgação.

A JBS, empresa multinacional de alimentos, já investiu mais de R$ 35 milhões no rastreamento de gado e no apoio a pequenos produtores no Pará. A iniciativa faz parte de um programa estadual pioneiro que tem como meta rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos da região até o fim de 2026.

O balanço das iniciativas da JBS foi apresentado durante a “Expedição ao Mercado Sustentável de Carne e Couro do Pará”, evento promovido pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

O programa estadual envolve uma coalizão formada por governo, produtores, sociedade civil e indústria. Como parte das ações, a JBS já alocou US$ 5 milhões (cerca de R$ 27 milhões) em seu Programa Acelerador de Rastreabilidade.

O programa objetiva estimular a adoção dos tags para o rastreamento dos animais pelos fornecedores indiretos da companhia, incluindo a doação de 2 milhões de brincos para produtores e 175 leitores para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

O foco inicial do Acelerador está no sul e sudeste do Pará, na região entre Santana do Araguaia e Marabá. As equipes da JBS e seus parceiros vão a campo para identificar e visitar as fazendas para realizar o trabalho com operadores de rastreabilidade treinados e credenciados pelo Estado do Pará.

Os leitores doados pela empresa registram os dados dos brincos de identificação individual dos animais, permitindo o monitoramento de cada bovino no estado, que tem o segundo maior rebanho do país.

“Nossas ações foram preparadas para dar escala ao programa estadual ao apoiar fornecedores diretos e indiretos, com capacidade de alcançar até 2 milhões de tags para o rastreamento de rebanhos. Essa fase é crucial para superar gargalos e testar em escala as ferramentas e soluções de rastreabilidade disponíveis”, afirmou Fábio Dias, líder de Pecuária Sustentável da JBS, durante o evento.

Expansão futura

Em parceria estratégica com a Adepará e a TNC, o Programa Acelerador de Rastreabilidade JBS já conta com empresas parceiras para as operações de campo.

A expansão futura prevê outras regiões do estado, como o Sudoeste (Altamira, Anapu e Pacajá), o Baixo Amazonas (Belterra e Santarém) e o Marajó. Há também interesse em replicar o modelo em outros estados.

A JBS também direcionou parte significativa do seu investimento para os Escritórios Verdes no Pará: o programa recebeu, desde 2021, US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões). Eles oferecem suporte gratuito e especializado para a regularização ambiental de propriedades rurais, com um foco especial nos pequenos produtores.

O objetivo principal dos Escritórios Verdes JBS é auxiliar os produtores desde o registro até a validação no Cadastro Ambiental Rural (CAR), promover a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), quando for o caso, apoiar o levantamento de embargos e a requalificação comercial de produtores não conformes. Além disso, conectam os produtores a programas de requalificação comercial, como o Sirflor e o Reconecta Pará.

No estado, a JBS conta com 4 escritórios físicos localizados na região sul e sudeste (Santana do Araguaia, Redenção, Tucumã e Marabá). A regularização é acelerada através da Plataforma de Territórios Sustentáveis (PTS) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Desde 2024, os escritórios também oferecem assistência técnica e gerencial aos produtores (EV 2.0).

Nacionalmente, os resultados são expressivos: desde o início do programa Escritórios Verdes JBS, em 2021, 18.042 fazendas já foram regularizadas e 7.005 hectares estão em processo de restauração florestal.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais.

A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em 17 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 190 países.

A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular.

A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa da empresa no Pará).

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