Municípios de média e baixa renda terão apoio para modernizar produção e transporte

Inova chega para reduzir desigualdades e fortalecer o campo e a cidade.
(Foto: Ilustresção/Prefeitura de Ourilândia/Divulgação)

O Governo Federal lançou o Programa Nacional de Máquinas, Equipamentos e Veículos para o Desenvolvimento Regional e Territorial (Inova), destinado a impulsionar o crescimento produtivo de forma inovadora, inclusiva e sustentável em 3.363 municípios brasileiros de média e baixa renda.

Instituído pela Portaria MIDR nº 2.429, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), o programa define diretrizes para aquisição e doação de caminhões, máquinas pesadas e implementos agrícolas — como retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores, plantadeiras, além de utilitários, vans, ônibus, caminhões-pipa, quadriciclos e triciclos — por meio de Pregão Eletrônico com Sistema de Registro de Preços.

A prioridade será para regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica, baixa mecanização agrícola e infraestrutura precária para escoamento da produção. O objetivo é reduzir desigualdades regionais, equilibrar o desenvolvimento econômico e fortalecer cadeias produtivas locais.

O Inova prevê ainda a integração entre governos federal, estaduais, distrital e municipais, além de parcerias com organizações da sociedade civil, para garantir a aplicação eficiente dos recursos e potencializar os resultados.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Secom/Governo Federal).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais