Na cidade do Salvador, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 75% dos seus habitantes são negros. Salvador é considerado o verdadeiro centro da cultura afro-brasileira no país. Mesmo assim, a capital da Bahia, ainda sofre com o racismo.
Nas redes sociais, um vídeo viralizou neste domingo, 7, onde mostra uma mulher, em uma loja de conveniência da cidade baiana, localizada no bairro de São Rafael, reproduzindo falas racistas para uma cliente do estabelecimento.
Nas imagens, uma mulher que ainda não foi identificada, se incomoda com a presença de uma cliente do estabelecimento, identificada apenas como Andresa, sentada em uma das mesas do local. A vítima do racismo começa a gravar a fala da mulher que comela a disparar palavras ofensivas: “Eu odeio preto, não gosto de pessoas tipo você. Quem tem que se levantar daqui é você, não gosto de gente escura”, disse a mulher. Ainda de acordo com as imagens, Andresa chega a questionar a mulher dizendo que ela (agressora), não é branca. E tem como resposta o seguinte: “Eu sou caucasiana. Meu cabelo é liso natural”. Assista:
Embora a vítima se mostre tranquila diante da situação, ela avisa à agressora que irá chamar a polícia, caso ela não pare de ofendê-la.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais do advogado Tiago Melo, que é amigo da vítima. Thiago pretende processar a autora das agressões assim que ela for identificada.