Em comunicado oficial na noite desta quinta-feira (5), a Marinha do Brasil informou que subiu para 29 o número de corpos no naufrágio do navio Anna Karoline III, no Amapá, no último sábado (29). “O Comando do Corpo de Bombeiros Militares do Amapá informou, hoje (5), de que foram localizados mais quatro corpos, totalizando 29 corpos. Até o momento, foram resgatados 49 pessoas com vida, entre passageiros e tripulantes, após o naufrágio da embarcação “Anna Karoline III”, nas proximidades da Boca do rio Jari”, é informado no comunicado.
Confira a íntegra do comunicado da Marinha do Brasil:
“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), informa que a operação de busca e salvamento pelas vítimas do naufrágio da embarcação “Anna Karoline III” continua pelo sexto dia seguido com apoio de 39 militares da MB, além dos seguintes meios: Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Xingu, Aviso Balizador Marco Zero, uma lancha ETP LAMPEJO e uma aeronave modelo UH-15 (Super Cougar), do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte”.
“A Marinha lamenta muito o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas. Todos os esforços estão sendo empregados para o resgate de sobreviventes e para a aprovação do plano de reflutuação da embarcação.
Informações relevantes:
1 – “O Comando do Corpo de Bombeiros Militares do Amapá informou, hoje (5), de que foram localizados mais quatro corpos, totalizando 29 corpos. Até o momento, foram resgatados 49 pessoas com vida, entre passageiros e tripulantes, após o naufrágio da embarcação “Anna Karoline III”, nas proximidades da Boca do rio Jari. As equipes da CPAP e dos Bombeiros vão retomar, amanhã (6), as buscas por possíveis desaparecidos;
2 – A aeronave modelo UH-15 (Super Cougar) já realizou o translado de 20 corpos da cidade de Gurupá-PA para Macapá-AP;
3 – O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantins, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, suspendeu da cidade de Belém-PA para ser incorporado aos demais meios, que estão na operação; d) A Marinha do Brasil reitera a mobilização total da Capitania dos Portos do Amapá para analisar o Plano de Reflutuação da Embarcação com a maior brevidade possível, após o seu recebimento, a fim de aprová-lo, de acordo com as normas vigentes, e, assim, permitir que a empresa contratada pela Defesa Civil execute o projeto. A MB reforça que as etapas normatizadas em lei devem ser rigorosamente cumpridas para eliminar qualquer risco de vida dos envolvidos na operação.