Com jornadas de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais, as escolas estaduais de tempo integral são estratégicas para o Governo do Estado no trabalho contínuo de fortalecer a educação no Pará.
Somente para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI). Ao todo, mais de 160 escolas no Pará já adotaram esse modelo pedagógico.
Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. As escolas com jornada integral garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).
A estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual, Heloisa Silva, 11 anos, adora o método, especialmente, por ter mais tempo para participar de atividades educativas que estimulam seu aprendizado.
“Participamos de várias atividades diferentes, o que nos motiva a estudar mais. Isso faz a escola ficar mais divertida e dá vontade de vir todos os dias. Tem dias que eu nem vejo a hora passar, aprendendo e me divirto ao mesmo tempo com meus amigos”, disse.
Projetos
A Escola Estadual Dr. Aníbal Duarte, entregue, totalmente reconstruída, em Belém, no mês de abril deste ano, passou a ofertar 100% de educação em tempo integral.
Projetos ambientais são desenvolvidos junto aos alunos, com o objetivo de fomentar o pensamento prático sustentável e gerar renda extra a eles e seus familiares, por meio do empreendedorismo. Um dos exemplos é o projeto “Biojoias da Amazônia”, que incentiva a criação de joias a partir do uso de sementes de frutos regionais.
Em maio, o Governo entregou a Escola Paulo Maranhão, no Guamá, e a Escola Augusto Meira, localizada no bairro de São Brás, ambas em Belém.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!