O francês Luc Montagnier, vencedor do Nobel da Medicina de 2008 pela pesquisa sobre o vírus do HIV, afirmou recentemente em entrevista ao site Porquoi Docteur que o novo coronavírus foi criado num laboratório de Wuhan, na China.
O médico afirma, no entanto, que os chineses não criaram o vírus com o intuito de produzir uma arma biológica. “Acredito que estavam à procura de uma vacina contra o HIV e usaram um coronavírus como vetor”, defende.
Ao contrário do que divulgaram as autoridades, “o novo coronavírus foi fabricado artificialmente em um laboratório chinês, provavelmente no segundo semestre de 2019″, diz o prémio Nobel de Medicina.
O cientista francês diz que “o laboratório da cidade de Wuhan especializou-se neste tipo de coronavírus desde o início dos anos 2000. Eles têm experiência nessa área. Não fomos os primeiros, já houve um grupo de cientistas indianos tentou publicar um estudo que mostrava que o genoma completo deste coronavírus possuía sequências de outro vírus, o HIV, o vírus da SIDA”.