Noruega, Islândia e Dinamarca suspenderam o uso da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19. A decisão é temporária, para análise de alguns casos de pessoas imunizadas que desenvolveram coágulos nesses países. A EMA, agência de saúde europeia não crava que os episódios têm relação direta com a vacina. Contudo se trata de precaução.
Para a Dinamarca, a suspensão será por 14 dias. Uma morte ocorreu entre os casos em análise. A Noruega também registrou casos, mas mais concentrados numa população idosa, que já costuma ter uma saúde mais frágil, como reforça o órgão de saúde local. Todos os órgãos de saúde informam que os procedimentos são padrão e pede calma à população enquanto os testes são feitos.
“A segurança do paciente é a maior prioridade para a AstraZeneca. Os órgãos reguladores têm claros e rigorosos padrões de segurança para a aprovação de qualquer novo medicamento, e isso inclui a vacina Covid-19 AstraZeneca. (…) A segurança da vacina foi amplamente estudada em ensaios clínicos de Fase I, II e III, e os dados revisados por consultores externos confirmam que a vacina foi geralmente bem tolerada”, informou a farmacêutica sueca AstraZeneca.
A vacina Ofxord/AstraZeneca é que mais recebeu estímulo do Governo Federal do Brasil, que negociou 222 milhões de doses.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Veja)