Notícias falsas dizem que máscaras não são mais obrigatórias

Ao contrário: Muitas cidades e estados seguem recomendando que a população se proteja usando máscaras, que são formas baratas e seguras de evitar o coronavírus
Se o leitor se der ao trabalho de ler o que está acessando, vai ver que a matéria na verdade diz o contrário: as máscaras são sim obrigatórias em todo canto (Foto: Reprodução / Site do Senado)

Correm nas redes sociais uma história de que o uso de máscaras não é mais obrigatório no Brasil. A determinação seria do presidente Jair Bolsonaro. O conteúdo até se apoia em link verdadeiro, do site do Senado Federal, para sustentar essa ideia. Só que é mentira. Mais fake news da internet. E essa é das perigosas.

Quando o usuário acessa o link que vem na notícia falsa, ele é redirecionado a uma matéria da Agência Senado, de julho, na qual o presidente teria vetado a obrigatoriedade de uso de máscaras em igrejas, escolas e comércios. Seria um veto à lei 14.019/2020.

Basta ler o próprio texto da matéria e descobrir que esse veto foi derrubado. Logo, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em todo o país. Além da lei federal, há reforço de decretos municipais e estaduais.

Logo ao acessar o link, há uma nota dizendo:

“Devido ao interesse que esta matéria voltou a despertar, principalmente por meio do compartilhamento em redes sociais, a Agência Senado esclarece que os fatos aqui narrados foram atualizados, uma vez que o veto presidencial ao uso de máscaras foi derrubado pelo Congresso em 19 de agosto de 2020, como noticiado aqui: Derrubado veto de Bolsonaro ao uso obrigatório de máscara na pandemia“.

As máscaras são algumas das formas mais baratas e seguras de proteção contra a covid-19, até mesmo no contato entre uma pessoa infectada e outra não infectada. Se ambos estiverem de máscaras, as chances de contágio são de cerca de 1%.

A falta de uso de máscaras vem gerando aumento de casos de covid-19 em todo o país. No Pará, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, reforçou que é necessário, já que o número de casos positivos da doença voltou a subir. Ele até ameaçou um novo lockdown.


Fake news, notícias falsas ou potocas (em bom idioma paraense) são perigosas. Se encontrar alguma e quiser que a Redação do Fato Regional cheque para você, envie um e-mail para fatoregionalpa@gmail.com. Mande um print ou o material original do conteúdo suspeito e faremos a checagem.

(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar