terça-feira, 7 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Nova Ipixuna recebe Posto de Atendimento do Banpará e moradores recebem o programa habitacional Sua Casa

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O governador do Estado Helder Barbalho entregou durante a tarde de hoje (08), o primeiro Posto de Atendimento do Banpará localizado na cidade de Nova Ipixuna. A entrega ocorreu com a participação do secretário regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, da deputada federal Elcione Barbalho, do Deputado Estadual Wanderson Azevedo Chamon (Chamonzinho).

“É preciso lembrar que aqui em Nova Ipixuna existia um banco comercial que fechou as portas e foi embora. Mas a gente trabalhou para garantir que a cidade não ficasse sem um. Com essa entrega, hoje, o Banpará está presente em 110 municípios do Estado. Isso mostra o nosso compromisso com o bem estar da nossa população”. Avaliou o governador.

No novo posto, os clientes do Banpará vão poder utilizar caixa eletrônico, além de conseguirem realizar a abertura de contas, serviços de caixa, concessão de crédito, entre outros. Para o presidente da instituição financeira, o cuidado de levar mais um ponto de atendimento ao interior do Estado simboliza o compromisso da gestão em atender todas as regiões.

“A nossa meta é chegar nas 144 cidades do Pará até o final da gestão do Governador Helder Barbalho. Nova Ipixuna estava sem banco para atender a população e quando nós trazemos uma unidade do Banpará, estamos deixando aqui uma oportunidade de aquecer a economia local. O dinheiro volta a circular no município”, ponderou Braselino Silva, presidente do Banpará.

Com a entrega realizada nesta quinta-feira, o Banpará conta com 128 unidades no Pará, que somadas a postos de atendimentos e caixas deslocados, totalizam 169 pontos de atendimento.

O posto entregue hoje também vai permitir que as 30 famílias que foram contempladas nesta quinta com o programa habitacional “Sua Casa” possam sacar parte do auxílio recebido para construção e reforma de casas. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra. O valor concedido é de até 21 mil reais.

Governador Helder Barbalho cumprindo mais uma etapa do programa habitacional do Governo do Pará – Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

A família de Marileide Freire Moreira foi uma das contempladas em Nova Ipixuna. A professora diz que segurar em mãos o carnê do Sua Casa é o primeiro passo para concretizar o sonho de construir uma casa com qualidade melhor. “Agora, com a ajuda do governo eu vou poder fazer a minha casa de alvenaria. Eu queria tanto que ela fosse melhor, mas eu não tinha dinheiro pra isso, agora meu coração está feliz. Vou construir graças a Deus”, afirmou.

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), gerenciadora do programa, estima que com as ações realizadas durante a agenda na região sudeste do Estado, foram entregues mais 7.500 benefícios, desde a criação do “Sua Casa” em 2019. A avaliação da Cohab é que mais de 30 mil pessoas tenham sido beneficiadas com o programa até agora.

“O Estado segue cumprindo o compromisso firmado no plano de governo que é levar melhorias às casas de todas as regiões do Pará, e estamos fazendo isso pelas pessoas que mais precisam. Com a entrega de mais esse ponto de atendimento do Banpará, os beneficiados com o ‘Sua Casa’ vão poder sacar parte do auxílio aqui mesmo, sem precisar se deslocar para outras cidades”, atestou o presidente da Cohab, Adler Silveira.

“Com o Banpará vai melhorar a qualidade de vida da população. Isso vai fazer a economia girar aqui trazendo ainda mais trabalho”, afirmou a Deputada Federal, Elcione Barbalho.

Helder Barbalho com beneficiados pelo ‘Sua Casa’, que vão poder sacar parte do auxílio no posto do Banpará – Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O “Sua Casa” foi criado pelo Governo do Pará em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. O valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até R$21 mil, que são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

 

 

Fonte: Agência Pará