sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Nova vacina contra covid-19 já está disponível no Pará e Prefeitura de Tucumã alerta para aumento de casos

A vacina Zalika, aprovada pela Anvisa, é destinada a pessoas a partir dos 12 anos de idade. Há também doses da Pfizer Baby e da Moderna. Até 15 de janeiro, a Sespa já havia registrado 133 casos de covid-19 e 5 óbitos em todo o Pará. Já a Prefeitura de Tucumã aponta que foram registrado 83 casos no município até esta quinta-feira (16). A vacinação contra gripe segue até 31 de janeiro.
O Pará já conta com novas vacinas contra covid-19 para proteger a população no novo levante de casos, além de vacinas contra a gripe (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) comunica que já está disponível, nos postos de saúde dos 144 municípios, a nova vacina Zalika, contra a covid-19. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024, incluindo lotes de vacinas Pfizer Baby e Moderna. O órgão estadual registra aumento do número de casos da doença, incluindo de outras síndromes gripais, devido ao período chuvoso. Neste ano, já foram 133 casos e 5 mortes.

Pelos informes do Ministério da Saúde, mostraram segurança e eficácia de 90% da vacina Zalika contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C). O imunizante é destinado a pessoas a partir dos 12 anos de idade, como orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Pfizer Baby é para crianças 6 meses a 4 anos de idade. A Moderna é a partir de 6 meses.

Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunizações, observa que o número de casos de covid-19 e outras doenças causadas por vírus respiratórios sempre aumenta no período chuvoso. “Por isso é muito importante que as famílias paraenses busquem a vacinação contra a covid-19 e contra a gripe nos postos de saúde”, afirmou. A vacinação contra a gripe encerra no dia 31 de janeiro.

A Prefeitura de Tucumã, na gestão de Dr. Celso Lopes (União Brasil), informa que a Secretaria Municipal de Saúde registrou, somente neste ano — até esta quinta-feira (16) — 83 casos confirmados de covid-19, que logo serão consolidados pelos sistemas estaduais.

“Com o aumento dos casos de covid-19, reforçamos a importância dos cuidados para evitar a propagação do vírus. Não podemos permitir que esse mal se espalhe novamente. Se tiver sintomas ou contato com casos positivos, procure o Laboratório Municipal de Tucumã, das 07h30 às 16h. Vacine-se, use máscara e higienize as mãos com álcool em gel 70%”, diz o comunicado da Prefeitura de Tucumã

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!