No final da manhã desta segunda-feira, 12, o novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, escolheu os profissionais que vão compor a cúpula. Cúpula é a forma como são chamadas as diretorias mais importantes da instituição. Ao todo, quatro delegados e um perito já foram convidados e aceitaram comandar os seguintes postos:
– Diretoria Executiva (2º cargo na hierarquia da PF): Cairo Duarte, atual superintendente da Polícia Federal, em Minas Gerais. Ele já foi superintendente da PF em Pernambuco .
– Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (a de maior repercussão na hierarquia da PF): Luís Flávio Zampronha. O Serviços de Inquéritos Especiais (Sinq) está vinculado a essa diretoria. O Sinq investiga políticos em inquéritos que correm no STF e STJ
– Diretoria de Inteligência: Rodrigo Carneiro, que atualmente atua na divisão de repressão de crimes fazendários da PF;
– Diretoria de Tecnologia da Informação : Alessandro Moretti , que foi adjunto do atual ministro da Justiça, Anderson Torres, quando Torres era secretário de Segurança no Distrito Federal;
– Diretoria Técnico-Científica: Nivaldo Poncio, que já trabalha atualmente nesta diretoria.
De acordo com informações, o próximo passo é a troca dos superintendentes, que são os delegados que representam a Policia Federal nos estados. No entanto, o comando da PF no Rio de Janeiro não será alterado, pois o comando no estado foi o responsável por gerar o inquérito sobre interferência politica do presidente Jair Bolsonaro na instituição.
Com informações do G1