A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que avalia o teste de anticorpos monoclonais e outros medicamentos antivirais, para possíveis tratamentos contra a covid-19. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse, nesta sexta-feira (16), que o estudo “Solidarity Therapeutics Trial” segue. Por mês, cerca de dois mil pacientes estão sendo recrutados.
Adhanom observou que o corticosteroide dexametasona, por enquanto, é o único medicamento que se mostrou eficaz em pacientes com quadros graves da doença. Mas isso ainda depende de mais testes até que se adote como uma medida de fato.
Quatro antivirais utilizados contra a covid-19, atualmente, são comprovadamente ineficazes: remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a. O comunicado sobre essas drogas foi publicado nesta quinta-feira (15).
“Em junho, anunciamos que estávamos descontinuando o braço da hidroxicloroquina do estudo e, em julho, anunciamos que não inscreveríamos mais pacientes para receber a combinação de lopinavir e ritonavir. Os resultados provisórios do estudo mostram agora que os outros dois medicamentos do estudo, remdesivir e interferon, têm pouco ou nenhum efeito na prevenção da morte por covid-19 ou na redução do tempo no hospital”, disse o representante da OMS.
(Da Redação Fato Regional, com informações do G1)