sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Número de desabrigados em São Domingos do Capim chega a 5 mil devido as fortes chuvas

Várias famílias permanecem desabrigadas após as enchentes que começaram na quinta-feira (21).
Enchentes em São Domingos do Capim obrigam os moradores a usar canoas para se deslocar de um ponto a outro no município - Foto: ONG Amigos dos Ribeirinhos.

As fortes chuvas que coincidiram com maré alta nos últimos dias, em diversos municípios do Estado, também atingiram São Domingos do Capim, no nordeste paraense. Outro município castigado pelas chuvas é Paragominas, no sudeste do Estado, cuja prefeitura decretou estado de emergência.

As enchentes começaram na quinta-feira (21) e se agravaram, na sexta-feira (22), em razão das chuvas intensas na região, deixando vários pontos da cidade submersos.

As cheias do igarapé Muru-Muru e dos rios Guamá e Capim fizeram com que milhares de famílias tivessem suas casas atingidas e cerca de 150 famílias foram abrigadas no Ginásio Municipal da cidade.

De acordo com o governador Helder Barbalho, que se deslocou com sua equipe de Governo, na manhã deste domingo (24), mais de cinco mil pessoas foram atingidas pelas águas.

A prefeitura de São Domingos do Capim, inclusive, decretou situação de emergência e arrecada mantimentos e água potável.

Ação Social

A Organização Não Governamental Amigos dos Ribeirinhos prepara uma ação social, para o dia 31, na Arena Pororoca, na orla de São Domingos do Capim, para ajudar as vítimas da enchente que atingiu o município, no qual a ONG atua.

Estão envolvidos na ação a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB/PA), Ministério do Trabalho, além de vários artistas paraenses e outras parcerias que estão sendo fechadas.

“O município está com 70% da sua área inundada. Há muitas famílias desalojadas e desabrigadas. Estamos dando auxílio jurídico, médico, odontológico, além de entrega de cestas básicas, remédios e outras ações sociais, como corte de cabelo, manicure, etc”, destaca o ativista social Samuel Lopes, presidente e fundador da ONG, que está no município com mais de 40 voluntários.


Entre as doações solicitadas estão roupas, colchões, materiais de higiene pessoal, água em copos ou em galões. Quem quiser contribuir com a ação pode em contato com a ONG pelo número (91) 98402-1007.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM