terça-feira, 16 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

“O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, será adaptado por Viola Davis

Parceria foi firmada pelos herdeiros do autor com a empresa da atriz premiada.

“O Beijo no Asfalto”, peça de Nelson Rodrigues, de 1960, está nas mãos da premiada atriz e produtora Viola Davis para receber adaptação teatral e cinematográfica. O portal “Deadline”, especializado em notícias dos bastidores de Hollywood, publicou na quinta-feira, 8, que a Nelson Rodrigues Estate, considerado o maior e mais diversificado patrimônio literário da América Latina, firmou parceria com a JuVee Productions, empresa de Viola Davis e do marido dela, Julius Tennon.

O projeto também está sendo produzido nos Estados Unidos pela Wise Entertainment, co-fundada pelo neto de Rodrigues, Maurício Mota, produtores da sexta série indicada ao Emmy, East Los High, e gerentes da propriedade.

“O Beijo no Asfalto”, uma das peças mais famosas de Rodrigues, é considerada incendiária para a época, pois fala sobre a brutalidade policial no Brasil, o desrespeito com as mulheres, especificamente as negras pobres, homofobia e a distorção das notícias na imprensa.

A peça conta a história de Arandir, que tenta socorrer um homem estranho que está morrendo em uma praça lotada do Rio de Janeiro. O último pedido do moribundo é para que Arandir o beijo, o que o protagonista atende como um gesto de compaixão. Porém, a cena provoca estardalhaço público com sérias repercussões na vida de Arandir e da família dele.

Viola comemorou a parceria em postagem no Twitter: “Estamos muito animados em fazer parceria com a @ProductionsWise para trazer a peça inovadora do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, #TheAsphaltKiss para a vida!”

Em 2017, Viola Davis ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Um Limite Entre Nós”. Outro filme forte da trajetória da artista foi “Histórias Cruzadas”, de 2012, que levou-a a ser premiada pelo Sindicato dos Atores como Melhor Atriz, entre outros.

A filha de Nelson Rodrigues e administradora da propriedade dele, Sônia Rodrigues, disse ao Deadline que “é um prazer saber que produtores premiados como Viola Davis e Julius Tennon foram os escolhidos para trabalhar com a maior autora dramática do Brasil”.

“Estamos muito empolgados por trabalhar com uma empresa de integridade, criatividade e visão da JuVee. Não consigo pensar em um parceiro melhor para dar vida ao trabalho inovador de meu avô, tanto no palco quanto na tela. O longo histórico de excelência narrativa da JuVee e de falar a verdade ao poder é perfeito para o The Asphalt Kiss ”, disse Mauricio Mota.

O Deadline elogiou a obra de Nelson Rodrigues citando-o como “Shakespeare brasileiro” e comparando-o aos grande nomes da literatura americana, Eugene O’Neill, Edward Albee e Tennessee Williams. “A escrita de Rodrigues lidou com assuntos controversos, como racismo, incesto, adultério e homossexualidade, sempre empurrando as fronteiras da sociedade”.


Brasil – No cinema brasileiro, “O Beijo no Asfalto” já teve algumas adaptações, como a de Bruno Barreto, em 1980, Tarcídio Meira, Ney Latorraca, Lídia Brondi, Daniel Filho e Christiane Torloni. Em dezembro de 2018, foi lançada a versão dirigida por Murilo Benício, tendo Lázaro Ramos no papel principal e Stênio Garcia, Débora Falabela, Fernanda Montenegro e Otávio Muller no elenco.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM