segunda-feira, 16 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

O que é ‘slut shaming’? entenda violência vivida por Luana Piovani

Foto: Reprodução/SBT e BAND

Na última quinta-feira, 26, a atriz Luana Piovani publicou um longo vídeo explicando que seu ex-marido Pedro Scooby abriu um processo contra ela em Portugal com a intenção de a “calar”.

Esta pode parecer apenas mais uma nova etapa da série de conflitos públicos e trocas de acusações que os dois enfrentam, envolvendo os três filhos do ex-casal, mas o caso chamou a atenção por um motivo em especial.

Ao verificar o processo, Piovani encontrou “nudes” seus: “Não estava entendendo o que as minhas fotos nua têm a ver com o fato de ele querer que eu me cale”, disse no seu depoimento.

MAS O QUE É O SLUT-SHAMING?

O nome pode parecer um pouco estranho, mas a prática bastante é comum. O slut-shaming é um fenômeno no qual mulheres são classificadas de maneiras pejorativas quando se comportam fora de um modelo considerado aceitável pela sociedade tradicional. A ridicularizarão se aplica à forma de vestir, de se comportar, ao aspecto físico e ainda às manifestações sexuais.

A crítica constante, aliás, pode acabar se convertendo em abuso moral, o que afeta o bem-estar emocional, a autoestima e a liberdade de expressão da mulher.

Mas atenção: se você está achando que se trata de uma agressão cometida somente por homens, está completamente enganada. Em diversas situações, o slut-shaming é liderado e apoioado por mulheres. Ou seja, o machismo é um comportamento feminino também.

Como o slut-shaming afeta as vítimas?


É evidente que o fato de ser julgada socialmente pode criar problemas profissionais e também emocionais. Diante de situações assim, basicamente há dois caminhos: seguir em frente com as suas preferências ou escondê-las.

Ambas as situações podem desencadear sentimentos de rejeição, incompreensão e baixa autoestima. Isso porque, para que haja a tal aceitação social, a pessoa tem que praticamente deixar de ser ela mesma.