Cerca de 60% de obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará estão concluídas e dentro do cronograma. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran), do Governo do Pará, divulgou uma atualização sobre o status da construção que vai interligar a sede do município ao distrito da Taboca, região de intensa atividade pecuarista, na cidade que tem o maior rebanho bovino do Brasil. A obra é fruto da articulação do prefeito João Cleber (MDB) junto ao governador Helder Barbalho (MDB).
A Setran informa que a fundação foi 100% concluída. Os blocos já estão 80% prontos e os pilares da ponte estão 70% concluídos. Na parte pré-moldada, todas as vigas já estão concretadas e as pré-lajes devem ser finalizadas nos próximos dias. As equipes de trabalhadores , atuando dois turnos por dia, avançam na execução das travessas e do cavalete central, peça em balanço que é a principal estrutura da obra.
A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove deles com 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval para garantir a segurança das embarcações que navegam sob pontes. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
Com a entrega da ponte, o Estado deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Felix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da região do Xingu e de integração do Araguaia, no sul do Pará. A previsão de entrega é no aniversário de 62 anos da cidade, em 10 de abril de 2024.
“A ponte sobre o rio Fresco será a quarta ponte de grande porte entregue pelo nosso governador Helder Barbalho; estruturas que transformaram para melhor a realidade do modal rodoviário no estado do Pará. Há ainda sete pontes de médio e grande porte em obras”, detalhou Adler Silveira, titular da Setran.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Centaurus faz audiência pública em São Félix do Xingu sobre exploração de níquel; projeto prevê até 10 mil empregos e investimento de R$ 2,5 bilhões
- Agentes da Seap de São Félix do Xingu e Redenção recebem viaturas e coletes; 14 municípios foram contemplados
- Comissão de Direitos Humanos da Alepa deve visitar a Apyterewa, em São Félix do Xingu
- Homem é preso em São Félix do Xingu após descumprir medidas protetivas