Onda de crimes no campo: polícia apura roubo e abate clandestino de gado em Santana do Araguaia

Produtores rurais vivem clima de medo após criminosos abaterem animais nos pastos; vereador cobra ações imediatas e oferece recompensa por informações.
A Polícia Civil investiga crimes de abigeato e abate clandestino de gado que têm causado prejuízos e insegurança na zona rural de Santana do Araguaia. (Imagem: Reprodução)

A Polícia Civil de Santana do Araguaia, no sul do Pará, instaurou inquérito para apurar uma sequência de crimes de abigeato — furto de gado — e abate clandestino que vêm atingindo pequenos e médios produtores rurais do município.

A prática criminosa, marcada pela violência e pelo alto prejuízo financeiro, tem provocado medo e insegurança na zona rural.

De acordo com as investigações iniciais, os criminosos invadem as propriedades durante a madrugada, realizam o abate dos animais nos próprios pastos e levam apenas os cortes de carne. Carcaças, cabeças e couros são abandonados no local, o que dificulta o rastreamento da carne e evidencia o caráter ilegal da atividade.

Cobrança por segurança e recompensa

A escalada dos crimes foi denunciada publicamente por um vereador. Em publicações nas redes sociais, o parlamentar cobrou ações imediatas das forças de segurança do Estado e alertou para os impactos econômicos e sociais causados aos produtores rurais.

Como forma de contribuir para a identificação dos envolvidos, ele informou que está sendo oferecida recompensa a quem fornecer informações concretas que resultem na prisão dos criminosos.

Intensificação das ações policiais

Diante do aumento das ocorrências, as polícias Civil e Militar intensificaram o patrulhamento na zona rural e reforçaram o trabalho de inteligência para identificar os responsáveis.

As autoridades destacam que a colaboração da comunidade é fundamental para o avanço das investigações.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais de segurança pública, com garantia de sigilo do informante.

O serviço de vigilância sanitária também deve ser acionado, uma vez que a comercialização de carne oriunda de abate clandestino, sem inspeção sanitária, representa grave risco à saúde pública.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do DOL)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.