Uma operação de fiscalização sanitária relativa ao covid-19 no posto de fiscalização da Polícia Militar, na fronteira entre as cidades de Conceição do Araguaia e Couto Magalhaes, do Tocantins, impediu três ônibus de adentrar no Estado do Pará. A ação de bloqueio ocorreu por volta das 13h desta quarta-feira (6), no sul do Pará.
A operação aconteceu na Rodovia- PA 447, no trecho de divide os dois estados. A operação envolveu policias da Delegacia de Polícia Civil de Conceição, que foram informados de que havia três ônibus com passageiros tentando ingressar no estado. Sob o comando do delegado Lincoln César, uma equipe da Polícia Civil de Conceição do Araguaia, foi até o local e orientou os motoristas das empresas Danistur, Ouro e Prata e Lideranças, que fazem linhas para as cidades Goiânia-GO e Palmas-TO, a retornar para o lugar de origem.
O impedimento de entrada dos veículos com os passageiros ocorreu devido ao Decreto do Governo do Estado do Pará, de nº 609, do mês de março de 2020, que proíbe a entrada veículos com passageiros a entrar no Estado do Pará. Os veículos seguiriam rotas diferentes dentre do estado paraense, um seguiria para a cidade de Parauapebas, no sudeste do estado; outro para a cidade de Santarém, no oeste; e o terceiro indicava no painel luminoso, a cidade de São Paulo.
De nada adiantou a argumentação dos condutores dos veículos de que não tinham conhecimento do decreto, pois foram impedidos pelos policiais civis entrar no Estado. A operação policial contou com a participação dos investigadores França, Adriano, Pereira, escrivão Leandro e delegado Lincoln Cesar.
Fonte: Com informações Dinho Santos