Os órgãos de segurança envolvidos na “Operação Baixo Tocantins”, articulada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e realizada em municípios da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), apresentaram nesta terça-feira (18) o balanço final das ações. A estratégia da Secretaria é dar continuidade à redução dos indicadores de violência no interior do Pará.
Foram realizadas pelos agentes de segurança 236 abordagens a pessoas e 998 a veículos, e fiscalizaram 22 estabelecimentos. Também foram lavrados 103 autos de infração e cumpridos seis mandados de prisão. Os agentes de segurança ainda recapturaram um foragido do Sistema Penitenciário, registraram duas medidas descumpridas e três laudos requisitados. Nas ações no trânsito, 16 veículos foram removidos, 21 escapamentos recolhidos, quatro motocicletas apreendidas por adulteração e três motocicletas recuperadas nas barreiras montadas.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou que a operação teve êxito em garantir mais segurança aos dez municípios que compõem a 4ª Risp. “Tivemos uma semana de operação com ações ostensivas, cumprimento de mandados e fiscalização no trânsito, trazendo mais segurança para a população e para quem utiliza as rodovias que dão acesso aos municípios”, avaliou.
Ualame Machado frisou também a participação das forças locais, organizadas pelo Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds). “É importante ressaltar que o Cispeds-Baixo Tocantins estava coordenando, mostrando a integração e a descentralização que estamos promovendo ao longo desses anos. É a autonomia e o conhecimento da área que diferencia as operações regionais”, enfatizou.
Integração – Na “Operação Baixo Tocantins” atuaram integradas as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e órgãos municipais. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) também deu apoio às ações.
A operação foi desenvolvida em municípios-alvo, levando em consideração a particularidade de cada área e o levantamento de informações. Foram realizados patrulhamento de áreas, com abordagens para proporcionar mais segurança e reprimir crimes. No trânsito, as fiscalizações coibiram furtos e roubos, e o uso de etilômetros combateu a condução de veículos por motoristas alcoolizados.